Como perdoar quem nos feriu?

Como Deus cura feridas escondidas


Diz a palavra do Pai em Salmos 42:1 a 3“Como suspira a corça pelas correntes das águas, assim, por ti, ó Deus, suspira a minha alma.  A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando irei e me verei perante a face de Deus? As minhas lágrimas têm sido o meu alimento dia e noite, enquanto me dizem continuamente: O teu Deus, onde está?”
Tu sabes que uma ferida física é curada em uma semana, mas uma ferida emocional, às vezes, demora anos. Há pessoas que são curadas no corpo, mas as suas emoções  têm feridas, às vezes, irreparáveis.  Pessoas que andaram pela Segunda Guerra Mundial, que aparente, fisicamente, são pessoas que estão bem, ao conversarem, mas às tantas, vem àquela marca da guerra. São pessoas feridas emocionalmente, que viram mortes, pessoas sem perna, sem braço, cegas, explodindo, e aquilo deixou marcas escondidas tremendas.

Eu trago boas novas. Aleluia! Eu trago boas novas para dizer-te que Jesus pode curar todas as feridas escondidas. E hoje, nós vamos começar um processo de cura e de milagres.  Em Êxodo 15:26 diz a palavra: “e disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR, teu Deus, e fizeres o que é reto diante dos seus olhos, e deres ouvido aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma enfermidade virá sobre ti, das que enviei sobre os egípcios; pois eu sou o SENHOR, que te sara.
Eu sou o Senhor que te sara!”Salmos 147:3 diz: “sara os de coração quebrantado e lhes pensa as feridas.” Não se consegue ver um coração ferido, quebrado. Sabes o que é  uma pessoa amar, amar o seu marido, a sua esposa e ser traído? Isto faz uma ferida, isto abre um rombo. Mas, a bíblia diz que o Senhor sara o coração quebrantado. Ele “pensa” as feridas, Ele trata as feridas. É isto que eu quero tratar , porque há pessoas que têm feridas para serem pensadas, são as suas memórias feridas. Jesus no seu ministério de três anos, curou muitas pessoas. Curou de lepra, curou de problemas espirituais, curou toda sorte de doenças porque Ele é o curador!Diz em Isaías 53:4: “Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Nós vamos ver como viver esta verdade para liberar, definitivamente, essa ferida do coração, essa memória que, dia e noite, está lá, machucando e que cabe à Igreja de Cristo trazer a solução para o teu corpo.
Existe um caminho para a cura de memórias feridas! Nós já conhecemos o pacto da graça de Deus, nós já conhecemos a predestinação, a eleição, a soberania, as duas sementes, nós já conhecemos as Epístolas de Paulo, nós já temos todo o poder que nos foi revelado do Reino, mas existem coisas lá dentro, que precisam ser tratadas e que não podem ser tratadas de qualquer jeito. É preciso que a igreja ensine o povo de Deus a se libertar para que esta cura aconteça.

Qual o caminho para a cura das marcas do coração?

1. Abrir o coração.
Salmos 39:2 e 3 diz assim: “Emudeci em silêncio, calei acerca do bem, e a minha dor se agravou.”Então, todas as vezes que tu fechas o teu coração, todas as vezes que fechas a tua confissão, a dor se agrava. Portanto, o primeiro passo, que nós temos que aprender para o milagre da cura, é abrir o coração, porque quando eu não abro o coração, a dor se agrava e vejamos o que acontece com o coração: v.3 “Esbraseou-se-me no peito o coração; enquanto eu meditava, ateou-se o fogo;”Dói o peito. Há memórias que doem. É como brasa, aqui, dentro. É como um ardor, dá uma vontade de vomitar. Há um mal-estar. E a pessoa sofre muito. Ela diz: Aleluia! Senhor! Graça e Paz, mas o coração está ferido, está doído. É preciso que a Igreja abra um caminho para o povo de Deus, porque quando tu tens uma ferida escondida, e a escondes, ela não se cura. Os médicos são a favor, hoje em dia, quando há um corte, que não se tape, que se deixe aberto porque ele cicatriza mais rápido.
Nós estamos ensinando, aqui, que tu precisas abrir teu coração porque uma pessoa que passa por ressentimentos, que passa por vergonha, que sente sentimento de culpa por causa do seu passado, isto cansa a vida, isto gasta.

Há muitas pessoas que tentam escapar de suas feridas, tomando álcool, bebida, cerveja, wisky, outros se drogam, outros se tornam alcoólicos, outros trabalham, trabalham, outros explodem os seus nervos, morrem prematuramente.
Então, eu venho te ensinar aquilo que disse o Salmista, da citação acima: “Enquanto eu emudeci…”Se eu não abrir o meu coração, se eu não for honesto comigo mesmo, enquanto eu não me calar acerca da cura do bem, a minha dor se agrava, piora.Tu precisas ser honesto contigo mesmo e com Deus porque Deus viu quando tu foste. Então, tu precisas ser honesto com alguém. 

2. Libera, hoje, aqueles que te feriram.
Se continuares com ressentimentos, vais piorar. Então, hoje, tu vai ficar, bom. Podes ficar bem porque só há um caminho para curar as feridas do coração, sabe qual é? O PerdãoMesmo que as pessoas que te feriram não mereçam perdão, perdoe-as, porque será pro teu próprio bem.
Paulo disse em Romanos 12:17: “Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens; não vos vingueis a vós mesmos…”Se eu não perdoar, eu estou vingando a mim mesmo. É contra mim que vem o mal. E ele disse: ”…amados, mas dai lugar à ira…”Se tiveres que gritar, dá um soco na parede..“…porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.”
Amado, isto é verdade. É Deus quem retribuiÉ Deus quem vinga. Não queiras retribuir: porque eu vou fazer! Eu vou matar! Eu vou apertar o pescoço! Vou puxar a gravata! Libera! Ama-te! Queira-te bemPorque, senão, piora! E Deus disse: “Eu sou a vingança, eu retribuirei, diz o Senhor.”Olha, amado! Deixa Deus retribuir porque é Ele quem sabe retribuir. Ele sabe retribuir, nós não sabemos. Nós fazemos olho por olho e dente por dente! A Lei de Talião! Só Deus sabe retribuir!
Amado! Libera quem te feriu. Deus sabe retribuir. Deus sabe a hora, o momento exato da retribuição. E quando Deus vinga, horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo!Não desejes retribuir o mal com o mal. Isto não é a posição cristã. A hora chega: Semeou, colheu!
- Ah! O senhor está dizendo…
Eu não estou dizendo nada. É que Deus diz em sua palavra: “a mim pertence a vingança. Eu vou retribuir, diz o Senhor.”Salmos 56:8, ele diz assim:“Contaste os meus passos quando sofri perseguições; recolheste as minhas lágrimas no teu odre; não estão elas inscritas no teu livro?”
Tu achas que Deus não vê cada lágrima que nós vertemos? Ou tu pensas que a pessoa humilha o outro, pisa e passa e está tudo bem? Tem vingança de Deus. Tem retribuição de Deus. Então, diz:”tu recolheste cada uma de minhas lágrimas…” Deus viu os meus dramas que passei, os dramas que tu passaste. Cada lágrima que  verteste quando foste abusado, quando sofreste injustiça, quando foste rejeitado, quando apanhaste. Deus é o Deus da vingança. Ele diz: Eu retribuirei!  Tu  não tens que aceitar estas feridas nas tuas emoções, nos teus sentimentos. Jesus foi ferido na cabeça, no rosto, nas costas, nas mãos, nos pés, ao lado. Ele foi traído, ele foi rejeitado, ele foi abusado, ele foi odiado, ele foi injustiçado. Sabes qual foi a reação dele?Lucas 23:34: “Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem.”
Jesus podia ter dito: Pai, manda um raio de fogo do céu e mata logo essa gente toda. Mas, Ele disse: Pai, eu vou ficar bem. Esses “caras” não sabem o que estão fazendo! Perdoa-lhes, não sabem o que fazem…

Porque Jesus, também, já te perdoou. Porque tu podes precisar de perdão no futuro. Porque é a única forma de ficares bem, não há outro caminho. Senão, olha o que acontece quando a pessoa não libera, não perdoa? Hebreu 12:15“atentando, diligentemente, por que ninguém seja faltoso, separando-se da graça de Deus;…”Então, como é que uma pessoa pode se separar da graça de Deus? Quando  há raiz de amargura.“…nem haja alguma raiz de amargura que, brotando, vos perturbe, e, por meio dela, muitos sejam contaminados;” Raiz de amargura que contamina, às vezes, passa de geração para geração. Há famílias todas contaminadas com raiz de amargura, com perturbação. Vemos, às vezes, aquela família é muito perturbada! Estão contaminados com raiz de amargura. O Pai contaminou o filho, o filho contaminou o neto, o neto contaminou o bisneto e são famílias amarguradas. São famílias que não  conseguem ser felizes.

Então, não passes para os teus filhos nenhuma contaminação. Isto adoece. Porque  a nossa mente grava coisas incríveis. Ela grava o bem e o mal. O certo e o errado. Mas, sabe qual é o que a mente mais grava? O que é errado e o que é mau.     Há pessoas, aqui, que ouviram coisas quando tinham cinco anos de idade, hoje, têm 65 anos e ainda se lembram. Passaram por tanta coisa boa e não se lembram de nada, mas aquilo, lá embaixo, ficou sessenta anos.
Então, Romanos 12:2 mostra como deve ser a posição do cristão, na Graça porque na lei, isso se mantém: as pessoas amarguradas, e isso contamina. Vão para a reunião de oração e contaminam os outros: o meu Pai, a minha mãe, a minha avó… vivem contaminando com raiz de amargura.Mas, como é que Paulo ensinou:“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente…” Com valores novos. Pela renovação da mente, com valores novos. E diz:“…para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

Aos olhos de Deus, Efésios 1:4 diz: “assim como nos escolheu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; Então, Deus não te chamou para viver com culpa ou com vergonha, com feridas. Deus apaga tudo isso, hoje, porque em 2ª Coríntios 5 diz: “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

Sozinho, tu não consegues te livrar disso. É por isso que um milhão de pessoas por ano, dão tiro na cabeça, engolem, morrem, matam cortam as veias. Porque dizem: eu não seguro a minha onda! Mas, o evangelho tem resposta para tudo! O evangelho tem respostas! Nós poderíamos ficar, aqui, aos gritos, hoje, mas não é o caso, não são gritos. O caso, agora, é a cura interior porque a graça de Deus faz isso. A palavra é viva, é eficaz, ela vai lá dentro separa juntas e medulas, até os intentos do coração, ela vai lá e cura.

Oremos: 
"Pai Amado, Pai Bendito! O povo de Deus tem que ser o povo mais feliz desta terra. Senhor! Que de mão em mão, de coração em coração a fé que vence o mundo comece, agora, a passar de mente em mente, de coração a coração, de mão em mão. Ó, Deus! Em nome de Jesus! Pelas chagas de Cristo, pelas chagas de Cristo nós já fomos sarados! Nós já fomos sarados!  Pelas chagas de Cristo nós já fomos sarados! Nós agora repreendemos, ó Pai,  setas, dardos inflamados do inimigo, espíritos atormentadores. Nós dizemos: Sai deste corpo e desta mente! Sai deste pensamento, dardo diabólico! Sai desta mente, fim desta tormenta! Fim destas lágrimas que o Senhor recolheu nos seus odres. Vamos olhar direito, agora. Vamos dizer que estes sofrimentos são águas que passaram. Aleluia! Aleluia!      Senhor nós queremos dizer como Paulo disse aos  Gálatas: Eu trago no corpo as marcas de Cristo e não as marcas do sofrimento humano. 
O milagre já aconteceu! Eu sou livre! Tu és livre! Aleluia! Fechar é pior, abre o coração! Confia em alguém, perdoa, libera, agora! E a prosperidade virá e a benção virá, e a paz, e a tranqüilidade e o sono. Esta é a vontade de Deus! E o povo do Senhor diga: Amém! Glória a Deus! E ao seu nome, toda a glória!"  

Comentários