A Luta Espiritual e a Armadura de Deus – Efésios 6

 

 
Existe uma luta espiritual na vida do cristão?
Lamentavelmente, quando pesquisamos um pouco sobre este assunto, observamos  muita orientação confusa, equivocada, por vezes envoltas por elementos fanáticos, ou até mesmo, no outro extremo, vemos um verdadeiro ceticismo. Possivelmente a visão mais popular sobre nossa luta espiritual está mais associada com fantasias hollywoodanas do que com a orientação da Palavra de Deus.
 
Entre o fanatismo e o ceticismo, existe uma visão biblicamente correta de nossa luta espiritual. Nosso inimigo espiritual existe e a Palavra de Deus tem muita orientação prática sobre o assunto. As investidas de nosso inimigo espiritual se dá no dia a dia, nos afastando dos valores do Reino de Deus, mudando os princípios e valores da Palavra de Deus e seduzindo as pessoas de acordo com as suas fraquezas.
 
O Apóstolo Pedro nos alerta: “Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo na vossa irmandade espalhada pelo mundo.” (1a Pe 5:8,9)  A armadura de Deus é o arsenal oferecido por Deus para enfrentar a luta espiritual diária de todo cristão. De modo que, depois de tudo isto, possamos permanecer firmes contra os astutos métodos do nosso inimigo invisível, imprevisível e oportunista.  
 

Uma armadura típica de um soldado na época do apóstolo Paulo era composta por pelo menos seis partes distintas, que deveriam ser colocadas em uma sequência ordenada. O Apóstolo Paulo se utiliza desta figura para ilustrar de maneira brilhante nossa armadura espiritual. Lemos em Efésios 6:
“10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. 11 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; 12 porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. 13 Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. 14 Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. 15 Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; 16 embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17 Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18 com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.”
 
O grupo The Arrows nos apresenta um retrato desta ação maligna em nossa época de maneira muito criativa e contundente: 
 
 
Efésios 6 - Anderson Freire
 
 
Paula Jordem