ESTUDO SOBRE O LIVRO DE APOCALIPSE

 


               APOCALIPSE DE JOÃO




O Apocalipse é um livro de ritmo.Formado nas chamas da tribulação pessoal do autor,o livro emprega a linguagem das alusões bíblicas e do simbolismo apocalíptico para expressar a altura e a profundidade da experiencia visionaria do autor. O resultado é uma obra de magnitude escriturística e   profética.

 

Para incentivar a fidelidade cristã,Apocalipse aponta para o glorioso mundo do futuro,um mundo sem luto,pranto ou dor(cf Ap 21:4,7:16)quando reaparecer o Jesus que foi crucificado e ressuscitou.Este Senhor agora entronizado voltará para por fim à história do mundo com a destruição dos inimigos de Deus,para proporcionar a salvação definitiva de seu povo e para criar um novo céu e uma nova terra .Esta palavra de origem grega significa "revelação".Revelar é mostrar,tirar o véu,desvendar.Falamos do Apocalipse como algo oculto.Porém trata-se de uma revelação.O livro revela que Deus tem um plano,cujo desfecho é a vitória de Cristo.Esta revelação está clara e evidente no Apocalipse.

 

A intensidade da experiencia do profeta é igualada apenas pelo simbolismo apocalíptico que ele emprega para advertir seus leitores dos desastres e das tentações iminentes que exigirão sua lealdade firme ao Senhor ressurreto. De fato,o Senhor virá em poder e majestade mas não antes que seus inimigos tenham desferido um ataque terrível contra aqueles que "sustentam o testemunho de Jesus"(cf Ap 6:9;12:17).
 
O autor estava em uma situação de sofrimento.Ele era " companheiro na tribulação "poe estar "em Jesus" e,por causa do seu testemunho de Jesus,agora estava exiladona ilha de Patmos (Ap 1:9) .A situação dos destinatários ,as "sete igrejas da Ásia" (Ap 1:4) ,porém,não parecia ser tão má.Na verdade,um cristão de Pérgamo fora morto (Ap 2:13) e a igreja de Esmirna é avisada de um período de perseguição eminente(Ap 2:10). A perseguição descrita em Apocalipse no entanto,apesar de ser uma perspectiva muito real e ameaçadora para as igrejas da província romana da Ásia,em boa parte ainda é algo que João escreve como uma previsão do futuro.
 Cristo que vem e à obediência leal a Ele durante a perseguição  e atribulação vindouros.
Os leitores de João podem ter se sentido seguros,mas João sabia que esta segurança não duraria muito.Ele os convoca à fé no Salvador.

 

     Autoria
 
O autor se refere quatro  a si mesmo vezes como João (cf .Ap 1:1,4,9;  22:8). Ele era tão bem conhecido por seus leitores e sua autoridade espiritual era tão amplamente reconhecida que ele não precisou estabelecer suas credenciais .A antiga tradição eclesiástica atribui unanimemente este livro ao apóstolo João.O autor não afirma ser o apóstolo João.Todavia,tendo em vista a autoridade e prestígio dos Doze,nenhum outro líder cristão do primeiro século teria ligação tão estreita com as igrejas da Ásia Menor para falar com tanta autoridade,identificando-se simplesmente como João,se não fosse realmente o apóstolo.Certamente,há diferenças de estilo e linguagem entre o quarto Evangelho e o Apocalipse,assim como algumas semelhanças notáveis de pensamento e de terminologia .
 Apesar dos problemas relacionados com a autoria do quarto Evangelho,porém ,não é   inadmissível presumir que o João de Apocalipse foi,de fato, o apóstolo João,filho de Zebedeu.


 

 
Data

As evidencias em Apocalipse indicam que foi escrito durante um período de extrema perseguição aos cristãos ,que possivelmente tenha começado com Nero depois do grande fogo que quase destruiu Roma,em julho de 64 d.C.,e continuou até seu suicídio em junho de 68 d.C..Segundo esta visão,portanto,o livro foi escrito antes da destruição de Jerusalém em setembro  de 70 d.C.,e é uma profecia autêntica sobre o sofrimento contínuo e a perseguição dos cristãos,que se tornou bem mais intensa e severa nos anos seguintes .Com base em declarações isoladas pelos patriarcas da igreja primitiva,alguns intérpretes datam o livro perto do fim do reino de Domiciano(81-96 d.C.),depois de João ter fugido para Éfeso.




          Shalon