NÃO ESTAMOS DEBAIXO DA LEI

 

Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Gálatas 5:18
 
O texto do Apóstolo Paulo é muito interessante justamente por mostrar o papel da lei e sua aplicabilidade, tanto nos dias apostólicos com nos atuais, pois ele procura demonstrar o significado de uma vida totalmente conduzida pelo Senhor Jesus Cristo. O texto diz que todos os cristãos que são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei. Ao contrário os que são da carne estão debaixo da lei.
 
Em Romanos 8:7-8 é-nos dito que os que são da carne são inimigos de Deus, justamente por não sujeitar-se à lei de Deus. Ou seja, estar debaixo da lei, é estar em discordância com os princípios bíblicos, é não dar ouvido a palavra de Deus. Quem procura ou deseja ter uma vida impulsionada pelos desejos mundanos deixa de se guiado pelo Espírito de Deus, e passa a ser guiado pela sua própria vontade, ou melhor, da carne. Não é preciso dizer que os resultados são catastróficos:
 
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Gálatas 5:19-21.
 
Nesse sentido, quem vive sobre os anseios da carne, acaba se tornando inimigo de Deus. Ora, visto que quem pratica tal ato não está disposto a seguir as vontades de Deus. “Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus”, Romanos 8:7. Ao contrário, quando andamos em espírito o resultado é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança, Gálatas 5:22. Contra estas coisas não há lei. Mas lembre-se: quando o
 
Apóstolo fala que contra estas coisas não há lei, ele não está dizendo que o cristão não precisa obedecer à lei divina mas simplesmente apontando que a lei não pode acusar-nos de nada, posto que estamos de conformidade com seus preceitos. Sendo assim, não estamos debaixo da acusação da lei, a lei nada pode apontar contra nós, visto que não somos transgressores ou vivemos numa libertinagem deliberada. Debaixo da lei, é o mesmo que debaixo do pecado, ou seja, quem anda na carne está em pecado. E ao contrário, quando andamos em Espírito, segundo o Apóstolo, automaticamente estamos nos submetendo à vontade de Deus, isto é, cumprimos a sua lei.
 
Paula Jordem