Que igreja somos?

   Reflexão: O que diria Cristo acerca de sua igreja hoje?

             "Tens nome de que vives,e estás morto."(Ap 3:1)


Poucas críticas à igreja seriam mais cortantes do que ele ter nome de vive, mas na realidade estar morta. Porém era exatamente isso que Cristo tinha a dizer de Sardes. Sua vida tinha fama, mas Cristo disse que estava morta. Materialmente tinha vida, mas espiritualmente estava morta. O que Jesus quis dizer? Quando é que uma igreja está morta?

Quando adora o passado. As recordações são reconfortadoras, mas nem sempre estimulantes. Só podemos olhar para o passado com ações de graças, jamais com satisfação própria. A igreja em Sardes descansava em sua reputação.
A igreja também está morta quando ama mais o sucesso do que a Cristo. A igreja deve ser a luz, o sal e o levedo do mundo. Deve fazer o que Deus exigi, não o que a sociedade quer.A igreja em Sardes tolerava Sardes; não a transformava.

Além disso, a igreja está morta quando seus membros estão mortos. A igreja recebe vida quando o seu povo esta cheio do Espírito Santo e estuda, partilha e serve. A igreja é levantada dentre os mortos quando o povo religioso, que não conhece a Cristo, entrega-se a Ele completamente e recebe o Seu Espírito vivo.
Jesus desafiou a igreja em Sardes a despertar-se e fortalecer o que estava às portas da morte. A igreja letárgica não Lhe era aceitável.

Cristo queria fidelidade. A igreja havia se desviado da fonte da vida. Ele desejava vitalidade.
A igreja tem de levar um estilo motivado por Cristo,a presentado em liberdade,e xpresso em serviço e comunicado em alegria. Ele deseja autenticidade.
O Evangelho faz com que os crentes sejam descontraídos, renovados, capazes de viver mais, sofrer mais e servir mais que o mundo pagão. Finalmente, Ele desejava reprodutividade.
O sinal de uma igreja viva é seus membros estarem levando outros a Cristo.

"Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito vos constituiu bispos, para apascentares a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue". (Atos 20:28)

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus."(1 Coríntios 10:32)

"Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa, mas,se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus,que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade."( 1 Timóteo 3:14-15)



Oração:  "Bondoso Deus, livra-me da letargia espiritual, do secularismo desenfreado e de capitalizar a fé. Perdoa os que assim o fazem e renova-lhes o espírito de submissão a Ti. Em nome de Jesus. Amém.