“Seremos Transformados!” — Como Será a Sua Ressurreição


Em uma carta a um grupo de cristãos da cidade grega de Corinto, o apóstolo Paulo escreveu: “Eis vos digo um mistério: na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados — num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar a última trombeta.
Pois a trombeta soará e os mortos ressurgirão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois convém que o corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade… Então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó morte, a tua vitória?” (1 Coríntios 15:51-55).



Nesta passagem, Paulo explica a ressurreição dos mortos. É difícil explicar como um corpo sepultado há anos — possivelmente séculos ou milênios — voltará à vida em perfeitas condições, melhor do que quando vivia na Terra. Como explicar algo assim? Paulo disse que é semelhante ao que acontece com a semente quando germina e cresce (1 Coríntios 15:36-44).
Os nossos corpos ressuscitados serão novos e diferentes, mas ao mesmo tempo serão semelhantes o suficiente dos que agora temos para que possamos reconhecer uns aos outros: “Então conhecerei como também sou conhecido” (1 Coríntios 13:12).

Os discípulos de Jesus O reconheceram depois da Sua ressurreição, mas não sempre. As diferenças eram suficientes para, às vezes, torná-lo irreconhecível (Lucas 24:13-16,31; João 20:14-16). Talvez porque Ele não quisesse ser identificado naquele momento, ou porque estava mais bonito e perfeito, se isso for possível, porque tinha um novo corpo imortal espiritual, tal qual o que teremos! Seremos como Jesus passou a ser desde que ressuscitou. Ele “transformará o nosso corpo de humilhação, para ser conforme o Seu corpo glorioso [ressuscitado]” (Filipenses 3:21).

Os seguidores de Jesus podiam vê-Lo depois que ressuscitou? Sim! Normalmente O reconheciam? Sim! Ele andou e conversou com eles? Sim! Ele chegou a cozinhar, comer e beber com eles (Lucas 24:43; João 21:9-14). Jesus pôde fazer todas essas coisas normais e naturais e, no nosso novo corpo ressuscitado, 
 também poderemos. Imagine!
 
Mas não pára por aí. Também poderemos fazer certas coisas hoje impossíveis aos nossos corpos naturais. Quando Seus seguidores estavam fechados em um quarto por medo daqueles que O haviam crucificado, Jesus atravessou a porta trancada (João 20:26). Em outra feita, tão logo terminou de falar com Seus discípulos na estrada para Emaús, “desapareceu de diante deles” (Lucas 24:31). Poderemos atravessar paredes e portas, ou aparecer e desaparecer, como fez Jesus. Além disso, poderemos viajar de um lugar para o outro, não meramente à velocidade do som ou da luz, mas com a rapidez do pensamento! Bem, já estou me antecipando na nossa história.

“Todos seremos transformados!” A mudança mais importante que será a do nosso corpo, mas certamente que Ele também mudará as nossas roupas. Ao contrário do que alguns crêem, não seremos ressuscitados totalmente nus. Estaremos usando vestes de luz, uma veste de justiça. Imagine! Indiferente do que você é ou do que estiver fazendo, notará, de repente, uma maravilhosa mudança e se encontrará vestindo uma linda veste de justiça!

Na verdade, estaremos tão entretidos com o que estará acontecendo no céu
— o surgimento de Jesus nas nuvens em meio a relâmpagos e trovões — que nem notaremos o que estaremos vestindo. Mas com certeza nos sentiremos diferentes, porque seremos “transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao soar da última trombeta” (1 Coríntios 15:52). Quando a última trombeta soar, seremos levantados dentre os mortos, se já tivermos morrido, ou levantados da Terra, se estivermos vivos.
 Em uma outra epístola, Paulo escreve: “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais como os demais que não têm esperança. Cremos que Jesus morreu e ressurgiu, assim também cremos que aos que dormem em Jesus, Deus os tornará a trazer com ele” (1 Tessalonicenses 4:13-14). Isso inclui você, se O tiver recebido! Vale também para os membros da sua família e seus amigos que estiverem salvos. Não pense que não voltará a vê-los, pois se encontrarão no ar. Que reunião familiar! A maior de todos os tempos!

“Pois o mesmo Senhor descerá do céu com grande brado, à voz do arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre, com o Senhor” (1 Tessalonicenses 4:16-17).

Paula Jordem