quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

A Bíblia

Autoria da Bíblia

A Bíblia Sagrada é um livro de dupla autoria.Se, por um lado, foi inspirada por Deus;por outro, não podemos nos esquecer de ter sido ela escrita por homens que estiveram sob a inspiração e supervisão do Espírito Santo:

Temos , assim, tanto mais confirmada a palavra profética e fazeis bem em atende-la , como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca, jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana, entretanto homens [santos]falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo(2 Pe 1. 19-21 ARA).

É por isso que, ao lermos as Sagradas Escrituras, ouvimos Deus nos falar de maneira única e singular pelos lábios dos santos profetas e apóstolos. A Palavra de Deus, de fato,é uma só, os estilos porém são os mais diversos, pois o Espírito Santo inspirou e capacitou cerca de quarenta diferentes autores, a fim de que, num período de aproximadamente 1.600 anos, nos produzissem o Livro dos livros.

Fosse a Bíblia um livro apenas humano, jamais haveria de nos ungir com o azeite da verdadeira alegria; posto que também é divina, e divinamente inspirada, proporciona-nos os mais altos alívios, confortos, balsamos, e muito mais.

O poeta inglês Samuel Taylor Coleridge (1772-1834) testemunha a cerca do poder que as Sagradas Escrituras exerciam sobre a sua alma:

Encontro na Bíblia, palavras para os meus mais íntimos pensamentos, canções para a minha alegria, lenitivo para as minhas dores mais profundas, reabilitação para todas as minhas debilidades e fraquezas.

A cerca da autoria da Bíblia leciona Tomás de Aquino: " O autor principal da Bíblia Sagrada é o Espírito Santo; o homem foi apenas o seu autor instrumental".

Por conseguinte, o Espírito Santo de Deus, fazendo de cada hagiógrafo um instrumento especialmente selecionado na composição da Bíblia, outorgou-nos, o Livro Eterno, cujas belezas literárias são únicas.

(KL)

Nenhum comentário:

Jerusalém, Capital de Israel

A decisão do presidente dos Estados Unidos de assinar o reconhecimento oficial da cidade de  Jerusalém  como a capital de Israel, além ...