Escatologia - Doutrina das Últimas coisas


SINOPSE ESCATOLÓGICA: 

 INTRODUÇÃO

A Escatologia Bíblica é o estudo dos últimos eventos que estão acontecendo e estarão para acontecer nestes últimos dias. O termo ESCATOLOGIA deriva de duas palavras gregas:

“ESCHATOS” = ÚLTIMO.
“LOGOS ou LOGIA” = ESTUDO.

Em resumo, Escatologia é o estudo das últimas coisas.
Para uma compreensão segura dos eventos bíblicos escatológicos, é indispensável aos cristãos genuínos, a observância de dois fatores fundamentais:


1      Não interpretar literalmente (“ao pé da letra”) as afirmações proféticas escatológicas de acordo com a seqüência de páginas, capítulos e versículos bíblicos, conforme a tradição da leitura humana; Não! “O homem natural não pode entender as coisas de Deus, porque lhes são loucura, e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente”1 Coríntios 2:14.
2      Muita atenção para os “Dias de Deus”. Cada Dia possui uma dimensão escatológica:


·      O Dia do Senhor para a igreja – Arrebatamento
·      O Dia do Senhor para os galardões – Tribunal de Cristo
·      O Dia do Senhor para provar as nações – Grande Tribulação
·      O Dia do Senhor para a vinda visível com a igreja – Segunda Vinda de Cristo
·      O Dia do Senhor para derrotar o anticristo – Armagedom
·      O Dia do Senhor para reinar com cetro de ferro – Milênio
·      O Dia do Senhor para julgar as nações – Juízo Final

OBS:      Na narrativa bíblica, esses fatos estão envolvidos em cada capítulo e versículo sem uma ordem lógica de cronologia e de literatura, portanto, vamos interpretar com os “olhos do Espírito Santo”, como homens espirituais. “... elas se discernem espiritualmente...” 1 Corintios 2:14.

Atenção :
a)    O Dia do Senhor para Igreja – ARREBATAMENTO.
2 Tessalonicenses 2:1-2 - “Irmãos, no que diz respeito à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e à nossa reunião com ele, nós vos exortamos a que não vos demovais da vossa mente, com facilidade, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como se procedesse de nós, supondo tenha chegado o Dia do Senhor”.

b)    O Dia do Senhor para provar a terra – GRANDE TRIBULAÇÃO.
Sofonias 1:14 - “Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do Senhor é amargo, e nele clama até o homem poderoso”.

Mateus 24:15 - “Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel, no lugar santo (quem lê entenda)”

Apocalipse 3:10 - “Porque guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra”.

c)    O Dia do Senhor – BODAS DO CORDEIRO E SEU TRIBUNAL
1 Coríntios 3:13-14 – “manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Diaa demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão;”

Apocalipse 22:12  “E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras”.

d)    O Dia do Senhor – VINDA VISÍVEL 
Mateus 24:29-30 – “Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória”.

Apocalipse 19:11-14 – “Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça. Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo. Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus; e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro”.

e)    O Dia do Senhor, derrotando o Anticristo – ARMAGEDOM
2 Tessalonicenses 2:8 – “então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda”.

Apocalipse 20:1-3 – “Então, vi descer do céu um anjo; tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos; lançou-o no abismo, fechou-o e pôs selo sobre ele, para que não mais enganasse as nações até se completarem os mil anos. Depois disto, é necessário que ele seja solto pouco tempo”.

Apocalipse 16:12-16 – “Derramou o sexto a sua taça sobre o grande rio Eufrates, cujas águas secaram, para que se preparasse o caminho dos reis que vêm do lado do nascimento do sol. Então, vi sair da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs; porque eles são espíritos de demônios, operadores de sinais, e se dirigem aos reis do mundo inteiro com o fim de ajuntá-los para a peleja do grande Dia do Deus Todo-Poderoso. (Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se veja a sua vergonha.) Então, os ajuntaram no lugar que em hebraico se chama Armagedom”.

f)     O Dia do Senhor para instaurar o MILÊNIO
Apocalipse 19:15 – “Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso”.

Isaías 60:12 – “Porque a nação e o reino que não te servirem perecerão; sim, essas nações serão de todo assoladas”.

g)    O Dia do Senhor – JUÍZO FINAL
Apocalipse 20:11-12 – “Vi um grande trono branco e aquele que nele se assenta, de cuja presença fugiram a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, postos em pé diante do trono. Então, se abriram livros. Ainda outro livro, o Livro da Vida, foi aberto. E os mortos foram julgados, segundo as suas obras, conforme o que se achava escrito nos livros”.

João 3:19 – “Eu repreendo e disciplino a quantos amo. Sê, pois, zeloso e arrepende-te”.

Comentários