Brasil Paralelo é um sítio eletrônico brasileiro de conteúdo independente, cuja linha editorial é alinhada ao liberalismo econômico. Fundado em 2016, em Porto Alegre, é caracterizado como mídia independente e, juntamente com outros grupos, tem sido referência no ativismo político digital da denominada "nova direita" brasileira, cuja ascensão tem sido apontada pelos estudos da e PoliticSchool (EPS).
A entidade desde então tem produzido e lançado obras audiovisuais, geralmente no formato filme documentário. Segundo os seus autores, o objetivo é contribuir na melhoria da educação brasileira, sobretudo na formação em Política e História, sem o viés de esquerda — que, para os fundadores, predomina no sistema de educação do Brasil.
Dentre os trabalhos de Brasil Paralelo está um filme documentário sobre o processo de impedimento de Dilma Rousseff, ocorrido em 2016, como esforço de contraponto a narrativa política de que o processo teria sido um golpe de Estado, no sentido de golpe branco. Os diversos filmes disponíveis no sítio eletrônico contam com a participação de políticos, cientistas políticos, analistas políticos, economistas, jornalistas, entre outros formadores de opinião, os quais são denominados no conjunto como "Congresso Brasil Paralelo".
O Brasil Paralelo vendeu milhares de assinaturas para o acesso dos conteúdos por eles produzidos. Segundo os fundadores, o filme do primeiro Congresso Brasil Paralelo, disponibilizado gratuitamente no sítio da entidade, já foi visto por mais de um milhão e quinhentas mil pessoas. No início de 2017 eles já somavam uma rede de mais de 5 mil pessoas assinantes do conteúdo exclusivo disponibilizado nos canais da entidade. Segundo informações não confirmadas pelos fundadores, o grupo teria amealhado 1,5 milhão de reais em apenas seis meses de existência.
Em fevereiro de 2017, para o sexto episódio da série de filmes documentários, eles colheram 88 depoimentos com formadores de opinião da direita para lançarem um filme sobre o impeachment de Dilma Rousseff, como contraponto à versão homônima produzida com apoio do Partido dos Trabalhadores (PT), focado na narrativa de que o impeachment foi “golpe”. O título do episódio sexto foi "Impeachment - Do apogeu à queda", cujo lançamento oficial ocorreu em 21 de março de 2017 em São Paulo e Porto Alegre. Na capital paulista, ocorreu no Cinemark Metrô Santa Cruz e após a exibição do filme, houve um debate ao vivo com os seguintes convidados com Henrique Viana, CEO do Brasil Paralelo; Ícaro de Carvalho; Luiz Philippe de Orléans e Bragança; Hélio Beltrão e Joice Hasselmann. Na capital gaúcha, foi no Cinemark Barra Shopping Sul e também após a exibição houve debate com Lucas Ferrugem, Felipe Moura Brasil, Guilherme Macalossi e Diego Casagrande. Esse foi o primeiro evento presencial do Brasil Paralelo.
Em abril de 2017, o Brasil Paralelo participou da 30.ª edição do tradicional Fórum da Liberdade, considerado pela mídia especializada o maior fórum de ideias da América Latina e referência há três décadas ao pensamento liberal. O evento é promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE) no Centro de Eventos da PUC/RS, em Porto Alegre, e contou com seis painéis, além de palestras especiais com grandes personalidades da política e da academia, como João Doria Jr, Pedro Malan, Eduardo Giannetti, Luiz Felipe Pondé, entre outros. Nesse evento, os representantes de Brasil Paralelo expuseram no salão Unconference o trabalho da entidade na produção de conteúdo e como alternativa de mídia independente. Lá também apresentaram iniciativas práticas de promoção da liberdade, em que o público participante pôde interagir e contribuir com o conhecimento pessoal, know-how, ideias, recursos financeiros, obter feedbacks, entre outros, em projetos de impacto previamente selecionados de cunho social, associativo, econômico ou político.Na edição anterior, o jornalista Diego Casagrande, membro da organização, foi agraciado com o Prêmio Liberdade de Imprensa do Fórum da Liberdade.
Congresso Brasil Paralelo
O congresso tem seis documentários. São eles:
- Episódio 1: Panorama Brasil — Um raio-x inconveniente
- Episódio 2: Terra de Santa Cruz — Uma história não contada
- Episódio 3: A raiz do problema — Como chegamos aqui?
- Episódio 4: Dividindo pessoas, centralizando o poder
- Episódio 5: Propostas
- Episódio 6 (extra): Impeachment — Do apogeu à queda
Assista o filme e entenda: Altamente recomendado!
Depoimentos em vídeo
O congresso conta com mais de 80 entrevistas. Alguns dos entrevistados são:
- Olavo de Carvalho — filósofo e escritor
- Luiz Felipe Pondé — filósofo
- Onyx Lorenzoni — deputado federal
- Janaína Paschoal — jurista, atuou no processo de impeachment de Dilma Rousseff
- Hélio Coutinho Beltrão — economista e administrador
- Ives Gandra Martins — jurista
- Rogério Chequer — líder e fundador do Movimento Vem Pra Rua
- Gilmar Mendes — ministro do Supremo Tribunal Federal
- Ronaldo Caiado — senador e líder partidário no Congresso Nacional
- Fernando Holiday — político liberal e coordenador do Movimento Brasil Livre (MBL)
- Jair Bolsonaro — deputado federal
- Marcel Van Hattem — deputado estadual
- Cláudio Manoel — humorista do Casseta e Planeta
- Lobão — músico
- Luiz Philippe de Orléans e Bragança — descendente da família imperial brasileira
- Felipe Moura Brasil — colunista de O Antagonista
- Joice Hasselmann — jornalista, ex-apresentadora do TVEJA
- Rodrigo Constantino — economista
- Eduardo Bolsonaro — deputado federal e filho de Jair Bolsonaro
- Adriano Gianturco — professor de história do pensamento econômico
- Mendonça Filho — ministro da educação
- Ozires Silva — fundador da EMBRAER
- Miguel Nagib — advogado, autor do projeto Escola sem Partido
- Fernando Francischini — deputado federal
Comentários