A que ponto Chegamos! Vou fugir do manicômio

Muitas pessoas comentam ao decorrer dos anos sobre  medos estranhos, medo de algo que não sabem o que realmente é. Medos de coisas que se quer existem de verdade, que tem sonhos horríveis que parecem reais, que tem crises de pânico, vêem coisas ou ouvem vozes. Depressão? distúrbios psicológicos? loucura? Não sei, pois já ouvi relatos de pessoas que não sonham, não tem crises, não vêem coisas e muito menos ouvem vozes do além, mas são completamente desequilibradas. Não existe ninguém totalmente louco ou totalmente são, o que pode parecer loucura para alguns pode não parecer para outro. Então, quem pode realmente definir quem é ou não louco ou são? 
Há pessoas que temem ataque alienígena, chuva de meteoros, ou ataque de formigas gigantes ou até mesmo de uma pequena barata voadora. São fobias causadas pela "ficção da realidade", (expressão minha). - Vejo e ouço coisas na tv ou internet, ouço boatos na vizinhança, comentários de pessoas conhecidas ou desconhecidas... depois sonho à noite ou fecho a janela com cadeado, ponho sal na entrada de casa, câmeras viradas para o céu e me esqueço de por o celular no bolso quando saio, correndo o risco de ser assaltada. Acabo por ter medos irreais e me esqueço de me preocupar com a realidade cotidiana. Não tenho  medo de perder minha mãe, nem de ficar desempregado, mas tenho medo de ser atacado por um zumbi ou de ser abduzido por um disco voador.  O que está acontecendo? Olho na internet  e vejo pessoas morrendo de fome na Venezuela, e o presidente de lá taca fogo nos caminhões que estão levando ajuda pra seu povo e tem gente que aplaude isso! E ao mesmo tempo, no Brasil, as pessoas estão preocupadas com a separação do casal de atores da TV, com a camiseta pirata do Palmeiras que o presidente Bolsonaro usou, ou ainda com quantas pessoas negras ganharam o Oscar. Meu Deus! A que ponto chegamos! Quando as universidades pararam de dar aulas? Quando as escolas básicas pararam de ensinar interpretação de texto? Isso tá acontecendo e ninguém repara, e quem repara é taxado de louco. Quando os filhos pararam de honrar seus pais, e os alunos de respeitarem seus professores? Alguém pode me dizer quando isso tudo começou e porque ninguém tomou uma atitude quanto a isso?
Quando foi que permitiram assaltos seguidos de morte em plena luz do dia e quem tirou as armas dos policiais e deram para os bandidos? Quem tirou os assassinos da cadeia e prederam os cidadãos de bem dentro de suas próprias casas? Alguém acaso reparou isso? Ou estou louca? Por acaso alguém reparou que homens e mulheres estão se assumindo gays numa velocidade que nossos cérebros não podem acompanhar e que as crianças estão cada dia mais confusas em relação a sua sexualidade e que em razão disso a depressão e o suicídio se tornaram recorrentes? E que noticiário politico virou canal de fofoca, jornalismo opnativo virou blog pessoal, canal de esporte virou canal de marketing e novelas viraram filmes ponográficos? Gibis viraram militâncias, facebook confessionário e watssap fonte de informação confiável. A que ponto chegamos! Casal que não trai ou não se divorcia vira careta e não dá ibope, misses não são mais mulheres e jogadoras são jogadores e falar que é étero é homofia. O padre e o pastor não podem mais falar do criacionismo e nem falar que homossexualidade é pecado. Pois é, e nem podemos mais dizer o mundo está prestes a chegar ao fim, muito  menos dizer que Jesus está voltando, pois seremos taxados de intolerantes. Alguém acaso reparou isso ou só eu? Será que a preocupação do camarada de chegar logo em casa pra assistir a série que está acompanhando e que se esqueceu de estudar para um concurso ou até mesmo de dar boa noite a seus familiares, de acompanhar o filho no dever de casa é normal? E os camaradas que esquecem os filhos dentro do carro no sol quente e vão pra academia esculpir seus corpos, é normal? O marido que casa apaixonado por sua esposa e depois espanca ela até a morte por que a "ama", é normal? Um ex presidente presidiário que apoia a ditadura venezuelana que é idolatrado por pessoas que se dizem formadores de opinião, é normal? Ou eu é que sou louca? A alienação chegou num grau absurdo. As pessoas estão se odiando por qualquer coisa. Trocam seus princípios por modinhas. Trocam suas famílias, seus amigos e sua dignidade por modinhas. Ou sou apenas eu que vejo isso? O que podemos fazer diante de tudo isso? Cruzar os braços? Lavar as mãos? Uma intervenção militar? Divina? Popular? Não sei. Só sei que se continuar assim, eu saio do manicômio e vou pras ruas procurar minha casa segura, meus vizinhos sentados na porta conversando entre eles, as quitandas com dinheiro na caixa de sapato, missa cheia, água potável, carros com janelas abertas, praças cheias, cantores talentosos, filmes de ação onde policia prende ladrão, meninada jogando bola na rua e meninas brincando de cozinhadinho, assistir jornal e ver notícias, assistir futebol e ver jogo, casais sendo casais e filhos sendo filhos, pessoas sendo pessoas e não placas ideológicas... Tô quase fugindo do manicômio, mas não sei mais o caminho de volta pra casa...

Comentários