O Sentimento humano chamado Desânimo - desabafo



Muitas vezes nos sentimos desanimados, chateados, cansados, desfavorecidos,  mesmo tendo tudo que precisamos. Não acredito que esse desânimo seja apenas uma coisa física, como, falta de vitaminas, anemia, ou qualquer coisa patológica. Entendo muitas vezes que esse desânimo é algo espiritual, muito mais abrangente do que se pensa, envolve sentimentos, emoções, traumas, esforço exacerbados, parece que saímos de uma grande guerra, vencedores, mas muito abatidos, cansados,  e por fim, desanimados. Dói onde não se pode alcançar, com feridas invisíveis, sensíveis somente aos olhos do Senhor, e ninguém mais.   
É um sentimento ruim, pesado, triste. Você tá bem, mas não se sente bem. As pessoas te cansam com suas conversas, mesmo quando você quer ouvi-las, o sono não vem mesmo você estando muito cansado, você está lá, mas é como se não estivesse. 
Não é depressão. Hoje em dia tudo é depressão. Mas nem tudo é depressão. 
Eu penso que desânimo, ou pelo menos o desânimo que eu sinto, é saudade de casa. Saudade de estar com Deus no céu. É possível isso? Eu acho que sim. Parece que já cumpri minha missão aqui na terra e minha alma quer voltar pra casa. Eu entendo que seja a abominação da desolação ( é um termo usado na Bíblia que diz a respeito da Grande Tribulação que há de vir sobre a Terra segundo profecias bíblicas), a gente vê tudo ruindo, a politica, o caráter das pessoas, a família, a moral, os princípios, a ética, a decência... não se tem mais respeito, tudo é muito superficial. As pessoas não são mais como eram antes. Em tudo se vitimizam, são sempre coitadas e nunca culpadas de seus erros, culpam tudo, até o diabo, mas esquecem que escolhas só são feitas por quem as faz. Influência maligna? Acredito, mas como disse, escolhas são individuais. 
Ver as profecias bíblicas se cumprindo bem diante dos nossos olhos é extremamente assustador. Minha alma chora. Ver os filhos que criei sendo ingratos e soberbos, é muito triste. Não se vê mais o amor como se via antes. As almas estão esfriando geração após geração. É doloroso, é triste e desanimador. Penso, pra quê tenho tantas coisas se não consigo desfrutá-las? Recebo bênção que não sei nem como agradecer, e me sinto mal por isso. Meus ideais materiais se concretizam, mas a satisfação não é plena.
Seria falta de Deus na vida? Ou só saudade de casa? Depende das escolhas que fiz quando fui influenciada malignamente. O mundo é mal, o que não significa que tenho que ser má. Jesus disse que não pertencemos a este mundo e eu sinto isso o tempo todo. 
"Se vocês pertencessem ao mundo, ele os amaria como se fossem dele. Todavia, vocês não são do mundo, mas eu os escolhi, tirando-os do mundo; por isso o mundo os odeia." JOÃO 15
Minhas lágrimas muitas vezes nem caem mais, não que eu não esteja sofrendo, mas o corpo seca de tanto chorar, o coração endurece, e alma sim, essa chora, e chora muito.
quando Elias estava na caverna e pensou que estava sozinho, cansado de lutar e de fugir da perseguição da rainha Jezabel, Deus fez com que ele visse que não estava sozinho, mas antes deu a ele tempo para descansar, pra chorar e sofrer suas perdas e em seguida mostrou a ele que a vida continuava lá fora, que era só cansaço, medo, e vontade de estar com o Pai. E ele foi, à luta de novo, renovado, e depois e foi ao encontro do Pai, ainda em vida, deixando um legado a ser continuado, admirado por muitos, é exemplo até nos dias de hoje e ainda será por muito tempo. 

https://www.jw.org/pt/publicacoes/livros/verdadeira-fe/profeta-elias-foi-consolado/

As vezes me sinto assim, cansada, com a sensação que o mundo está contra mim, que carrego toneladas nos ombros e que tudo de ruim ao meu redor diz respeito a mim. Estou sempre me policiando, me preocupo com coisas que não deveria, assumo responsabilidades que não me cabem, e com isso, não tenho tempo pra ser feliz desfrutando as bênção que Deus carinhosamente tem me concedido.
Não desisti de tentar, não desisti de viver e muito menos de ser feliz, só estou um pouco cansada, desanimada das batalhas diárias que o mundo me impõe todos os dias. 

Há uns versículos bíblico que dizem assim:

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
8 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;
9 Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.
10 E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus nos chamou à sua eterna glória, depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça.
1 Pedro 5:6-10"...depois de havemos padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoe, confirme, fortifique e estabeleça."
E aí vem! É certo que acontecerá. Palavra do Soberano, o Senhor. Este é o dia de que eu falei. 
Ezequiel 39:8


Estamos todos aguardando este dia. 


Não fui eu que ordenei a você? Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar".  JOSUÉ 1:9
Eu creio! Por isso resisto! Não deixarei me abater, mesmo sabendo que todos os dias são de luta. 
Ele disse:
"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. 
Mateus 11:28-29
palavras de fé e consolo:
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. Pois assim como os sofrimentos de Cristo transbordam sobre nós, também por meio de Cristo transborda a nossa consolação. Se somos atribulados, é para consolação e salvação de vocês; se somos consolados, é para consolação de vocês, a qual dá paciência para suportarem os mesmos sofrimentos que nós estamos padecendo. E a nossa esperança em relação a vocês está firme, porque sabemos que, da mesma forma que vocês participam dos nossos sofrimentos, participam também da nossa consolação. 
2 Coríntios 1:3-7
Pois a sua ira só dura um instante,
mas o seu favor dura a vida toda;
o choro pode persistir uma noite,
mas de manhã irrompe a alegria. 
Salmos 30:5
E com esse pensamento positivo, apesar das adversidades, das tristezas e do desânimo, sigo firme na fé, enfrentando as batalhas de todos os dia, buscando no Senhor a Paz que somente Ele pode dar. 
Vigiai, estai firmes na fé, portai-vos varonilmente, sede fortes.   1 Coríntios 16:13

Comentários