Você influencia ou é influenciado?


Tente olhar para dentro de si e ser sincero o suficiente (consigo mesmo) para confessar se você influencia ou é influenciado pelo mundo.
Quando você lê o versículo abaixo, por exemplo, você pode alegrar-se com ele, sente-se desafiado ou motivado, ou ele denuncia que você não tem se saído bem na sua vida cristã?
E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual é a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. (Romanos 12:2)

Mas muitos cristãos (as vezes desapercebidos pela falta de conhecimento e até percepção) não estão praticando as palavras contidas no versículo acima.

Muitos estão entrando na forma deste mundo, estão se conformando com ela e trazendo para dentro de sua vida cristã, e até para a igreja, seus maus costumes, seus maus hábitos, sua suja maneira de falar, conversar e pensar.
Isto acontece porque não tiveram sua mente renovada e sua vida transformada pela Palavra de Deus!
homem lendo a bíblia - paisagem
Mesmo tendo algum conhecimento bíblico, mesmo conhecendo alguns versículos, muitos crentes não estão conseguindo colocá-los na prática, ou seja, transformar a vida à partir da renovação da mente que a Palavra de Deus nos trouxe.

De fato, o conhecimento da Palavra do Senhor causa uma renovação na nossa mente, na nossa maneira de pensar, mas ter o conhecimento sem a prática não leva a nada!
Se não cuidarmos da nossa própria conduta e termos a atenção de praticar a Palavra de Deus, que temos aprendido, estaremos incluídos num dos piores tipos de pessoas que o Senhor descreveu na Bíblia, e assim seremos influenciados pelo mundo!
Este povo se aproxima de mim com a sua boca, e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. (Mateus 15:8)

Por isso o versículo diz “sede transformados (prática) pela renovação da vossa mente (teoria/conhecimento)”.

Isto quer dizer exatamente sair da teoria e ir para a prática também, pois o Senhor não gosta quando ficamos “em cima do muro”, muito falando e pouco vivendo! Comprove:
E por que me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis as coisas que eu digo?
Eu conheço as tuas obras, que não és nem frio nem quente. Eu gostaria que fosses frio ou quente.
Então, como tu és morno; e nem frio, nem quente, vomitar-te-ei da minha boca. (Lucas 6:46; Apocalipse 3:15,16)

Pare um pouco para pensar: você influencia ou é influenciado pelas suas amizades, por exemplo?

amigo sendo influenciado, usando um ao outro
Você tem sido influência de Jesus para suas amizades, ou tem sofrido influência mundana delas? Tem sido sal da terra, ou tem sido “pisado” pelos homens? (Mt 5:13)
Você tem praticado as mesmas coisas pecaminosas que outras pessoas consideram ser comuns? Ou tem denunciado o pecado corajosamente e o renunciado? (Ef 5:11)
Existem costumes pecaminosos que são tão comuns que muitos cristãos chegam a duvidar de que a Bíblia os condena; acham que praticar certas coisas não tem nada a ver (Ml 1:6,7).
Se eu fosse enumerar algumas aqui, não sobraria espaço; mas em vez disso quero desafiar a cada um de nós a olhar para si mesmo, examinar sua própria conduta e aprovar-se.

Você sabia que é muito importante avaliarmos a nós mesmos, a ver se estamos aprovados perante Deus ou não? Se de fato estamos colocando Sua Palavra em prática.

“Examinai-vos a vós mesmos se estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não vos conheceis a vós mesmos, de que Jesus Cristo está em vós? A menos que estejais reprovados.” (2 Coríntios 13:5)
Lembre-se de que se não buscarmos nos transformar pela renovação do nosso entendimento (se é que temos entendido a Bíblia Sagrada), não poderemos experimentar e muito menos entender a vontade de Deus para nossas vidas e para toda humanidade; por isso há muitos crentes por aí se queixando de seus problemas, achando até que Deus os abandonou, porque não estão dando ouvidos às palavras de Cristo!
Por serem duros de coração para aprenderem a Palavra de Deus, colocá-la em seu coração com amor e trazê-la para a prática, é que muitos crentes não estão perseverando na fé, e estão se desviando e caindo no pecado (Tg 1:21-22); as vezes até tornam-se “ateus”, inimigos de Deus (Sl 53:1).
Mas como ter seu entendimento renovado por uma Palavra que você não conhece e muito menos entende? Uma Bíblia que mal abre para ler, ou se abre, nem sabe por onde começar a lê-la, não entende nada quando lê e nem faz um mínimo esforço para entender?
Daí a importância de sermos realmente sinceros para com Deus em nosso coração e em nossos pensamentos, e não só (supostamente) honrá-lo da boca pra fora, pois como já vimos, isso pra Deus não vale nada!
Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam aceitáveis à tua vista, Ó Senhor, minha força e meu redentor. (Salmo 19:14)

A pergunta então continua, você influencia ou é influenciado?

Se você quer realmente ser influência de Jesus para as pessoas, precisa antes gostar de estudar Suas palavras, então deve desenvolver o hábito de ler a Bíblia Sagrada!
Você só conseguirá examinar a si mesmo, como proposto neste estudo, e assim saber se tem caminhado corretamente na sua vida cristã, se tiver mais conhecimento bíblico.
Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. (Salmos 119:9 ) 


Gabriel Filgueiras


Comentários