sexta-feira, 18 de abril de 2014

Alusões ao Diabo - Filmes, clipes, etc... Uma prática "rentável", mais muito perigosa e totalmente desnecessária.

Filme estrelado por Angelina Jolie estreia no Brasil no final de maio.

A Disney divulgou  novas imagens de uma de suas maiores apostas para o ano de 2014, a fantasia sombria Malévola. O longa traz Angelina Jolie no papel da vilã que dá nome ao filme, que se autoproclama a "Amante de Todo o Mal". A persoangem foi a antagonista principal na clássica animação A Bela Adormecida, lançada 1959.




Acaso te lembra alguém? Sim, o próprio! Parece que Lady Gaga e Angelina Jolie estão disputando quem representa o melhor Lúcifer (Anjo Caído).


Esta é do clipe G.U.Y. com cenas explícitas de reverência ao mesmo.



Este é Baphomet (imagem que ilustra o próprio Lúcifer).


Alusões ao demônio, são marca registrada da cantora.


Antigamente as mensagens subliminares eram menos explícitas, eram realmente subliminares, mas hoje, rs.

O Diabo sempre exerceu fascínio, até porque muitas vezes é usada a imagem de mulheres para representá-lo. Isso porque Lilith (vulgo demônio do meio dia), se faz representar.
 

Sobre Lilith:

No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão, que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.
De acordo a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilite foi criada por Deuscom a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilite foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal e a primeira feminista.
Segundo este manuscrito milenar, Ben Sira conta a história de Lilite para Nabucodonosor:
Depois que Deus criou Adão, que estava sozinho, Ele disse: 'Não é bom que o homem esteja só "(Gênesis 2:18). Ele então criou a mulher para Adão, da terra, como Ele havia criado o próprio Adão, e chamou-a de Lilite. Adão e Lilite imediatamente começaram a brigar. Lilite disse: "Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti?" Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual." Quando reclamou de sua condição a Deus, ele retrucou: "Eu não vou me deitar abaixo de você, apenas por cima. Pois você está apta apenas para estar na posição inferior, enquanto eu sou um ser superior." Lilite respondeu: "Nós somos iguais um ao outro, considerando que ambos fomos criados a partir da terra". Mas eles não deram ouvidos um ao outro. Quando Lilite percebeu isso, ela pronunciou o Nome Inefável e voou para o ar. Adão permaneceu em oração diante do seu Criador: "Soberano do universo! A mulher que você me deu fugiu!". Ao mesmo tempo Deus enviou três anjos para trazê-la de volta.
Os três anjos foram insistiram que ela voltasse e ameaçaram afogá-la, porém ela se recusou a voltar, sendo assim condenada por Deus a perder cem filhos por dia. Desde então, para proteger os recém-nascidos da influência de Lilite, seria necessário colocar amuletos com o nome dos 3 anjos (Snvi, Snsvi, and Smnglof), lembrando-a de sua promessa.
Eva teria então sido criada a partir de Adão. Como outra interpretação diz que ela (Lilite) juntou-se aos anjos caídos quando se casou com Samael que tentou Eva ao passo que Lilite tentou a Adão os fazendo cometer adultério. 

Samael -  Segundo a etimologia, Samael significa Veneno (Sama) de Deus (El). Também é chamado de acusador, sedutor, deus-cego e destruidor.

Desde então o homem foi expulso do paraíso e Lilite tentaria destruir a humanidade, filhos do adultério de Adão com Eva, pois mesmo abandonando seu marido ela não aceitava sua segunda mulher. Ela então passou a perseguir os homens, principalmente os adúlteros, crianças e recém casados para se vingar. Outras histórias referem-se a ela como surgida das trevas ou como um demônio do mar e não como igual ao homem.
Infere-se pelos textos e por amuletos medievais que ela era uma superstição comum entre os camponeses. Deixar esculturas dos 3 anjos que a perseguiram para fora do Éden, Sanvi, Sansavi e Samangelaf, protegeria os bebês recém-nascidos (uma proteção necessária por 8 dias para homens e 20 dias para mulheres) e impediria que seus maridos fossem seduzidos por Lilite a cometer [adultério].

Mitologia Suméria

A imagem de Lilite, sob o nome Lilitu, apareceu primeiramente representando uma categoria de demônios ou espíritos de ventos e tormentas na Suméria por volta de 3000 A.C. Muitos estudiosos atribuem a origem do nome fonético Lilite por volta de 700 A.C.
Na Suméria e na Babilônia ela ao mesmo tempo que era cultuada era identificada com os demônios e espíritos malignos. Seu símbolo era a lua, pois assim como a lua ela seria uma deusa de fases boas e ruins. Alguns estudiosos assimilam ela a várias deusas da fertilidade, assim como deusas cruéis devido ao sincretismo com outras culturas.


Mitologia Mesopotâmica

Ela é também associada a um demônio feminino da noite que originou na antiga Mesopotâmia. Era associada ao vento e, pensava-se, por isso, que ela era portadora de mal-estares, doenças e mesmo da morte. Porém algumas vezes ela se utilizaria da água como uma espécie de portal para o seu mundo. Também nas escrituras hebraicas (Talmud e Midrash) ela é referida como uma espécie de demônio.

Mitologia Hebraica

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilite era cultuada, é bem provável que vissem Lilite como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilite no modelo hebraico de demônio. 
Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilite tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida.


Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilite, como o aperto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com sua vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.
Pensa-se que o Relevo Burney (ver alusões à coruja na reprodução do Relêvo de Burney, nesta página), um relevo sumério, represente Lilite; muitos acreditam também que há uma relação entre Lilite e Inanna, deusa suméria da guerra e do prazer sexual.

Mitologia grega

 
Algumas vezes Lilite é associada com a Deusa grega Hécate, "A mulher escarlate", uma Deusa que guarda as portas do inferno montada em um enorme cão de três cabeças, Cérbero. Hécate, assim como Lilite, representa na cultura grega a vida noturna e a rebeldia da mulher sobre o homem.

Lilite, a mulher como símbolo do mal

O mito de Lilite, que traz consigo enigmas e contradições, é uma das versões do Gênesis popularizados nas últimas décadas, ele faz parte dos textos da sabedoria rabínica definida na versão  jeovística, que se coloca lado a lado, precedendo-a de alguns séculos, a versão bíblica dos sacerdotes8 .
Sendo a primeira mulher de Adão. Ela“retorna” agora, simbolicamente, junto com os movimentos feministas recentes, combatendo a ideia do domínio masculino sobre a inferioridade feminina. Ela não nasce de uma costela do Adão, mas foi criada do mesmo modo que ele. Porém Deus usou fezes e imundície ao invés do pó puro9 . Lilite nasce logo após Adão junto com os répteis e demônios no sexto dia da criação.
De modo em geral, os animais realizam o ato sexual voltados um para as costas do outro, afora três, que se unem cara a cara, porque a Presença divina lhes falou, e são o homem, a serpente e o peixe”10 . O arquétipo da relação homem-mulher é bem representado na consumação da relação entre Adão e Lilite. Ela nega-se a submissão, não permite ficar por baixo, de forma inferior, quer estar por cima, ato negado por Adão, arquétipo do Patriarcal: “Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por você?  Contudo eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual”11 
Há o desejo da Lilite (arquétipo-mulher) de igualar os dois corpos e as duas almas, desejo negado pelo Adão (arquétipo-homem), pois ela deve estar (simbolicamente) por baixo, suportar o seu corpo e não aceitar esse imperativo é transgredir, ruptura do equilíbrio ('sou tua igual"). Lilite não obedece, por isso é transformada em demônio, símbolo do pecado, da transgressão e da astúcia, condenada a um destino de sofrimento eterno sem prazer.
No livro Lilith, Sicuteri transcreve:
"De novo, nós encontramos perguntas e respostas do Rabi Jehoshua: “por que o homem solicita a mulher e a mulher não solicita o homem?” Pois bem, esta é a clamorosa resposta do Rabi a tal pergunta: “A coisa é semelhante a alguém que tenha algo, ele procura aquilo que perdeu, mas aquilo que perdeu não o procura”. É como dizer que a mulher é algo de inanimado ou deirresponsável ou infiel; um total objeto! Mas ouçamos outras perguntas que achamos no Beresit-Rabba: Por que nos funerais as mulheres vão sempre na frente do morto? Respondeu: Porque trouxeram a morte ao mundo, elas precedem o féretro. Por que foi dado à mulher o preceito relativo à menstruação? Respondeu: Porque verteu o sangue de Adão. Por que lhe foi dado o preceito do lume do Sábado? Porque apagou a alma de Adão.Temos já bastante para compreender em que conta era tida a mulher na cultura rabínica patriarcal! Legítima, no plano psicológico, era a reivindicação de Lilith."12
Se o homem pode tudo, pode com quem então? Isso acaba por gerar conflitos no próprio homem. Sua moral antinatural acaba projetando e criando uma visão de dois tipos de mulheres, as Evas e as Lilites, ou então símbolos como a bruxa e a fada, a prostituta e a esposa, entre outros.

Era contemporânea

Nos dois últimos séculos a imagem de Lilite começou a passar por uma notável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilite (ver a reprodução do quadro Lilith de John Collier, pintada em 1892), e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos, em um contraste radical à sua tradicional imagem demoníaca, noturna, devoradora de crianças, causadora dehomossexualidade e vampirismo (ver texto gnóstico na seção de links externos). Podendo ser citados também os nomes de Johann Wolfgang von Goethe, John Keats, Robert Browning, Dante Gabriel Rossetti, John Collier, etc…Lilite também é considerda um dos Arquidemônios símbolo da vaidade.

Lilith aparece como um demônio noturno na crença tradicional judaica como a primeira mulher do bíblico Adão, sendo que em uma passagem (Patai 81: 455f) ela é acusada de ser a serpente que levou Eva a comer o fruto proibido. Esta afirmação de que Lilith foi a predecessora de Eva, no entanto, surge apenas pela primeira vez no Alfabeto de Ben-Sira composto por volta do Século VII, sendo que nunca antes havido existido esta conexão a Adão e Eva nem tão pouco à Criação1 .
Mais recentemente, esta história tem sido cada vez mais adotada sendo até discutida se é ou não contada na Bíblia. Porém, além da passagem referida abaixo, esta não é mais referida.

Na Bíblia


Lilite como a serpente em pintura de Rafael Sanzio em 1508 d.C

Lilite como serpente na fachada daCatedral de Notre-Dame de Paris(1163 d.C)
No primeiro capítulo do Livro de Gênesis, versículo 27, está escrito que: "Deus criou o homem à sua imagem e semelhança; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher." porém no segundo capítulo versículo 18: '"O Senhor Deus disse: "Não é bom que o homemesteja só; vou dar-lhe uma ajuda que lhe seja adequada." e é apenas no versículo 22 do segundo capítulo que Eva é criada: "E da costela que tinha tomado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher, e levou-a para junto do homem.".2
É possível que no primeiro capítulo a mulher criada seja Lilite e levando em consideração o versículo 23: "Disse então o homem: Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque do homem foi tirada." [carece de fontes] podemos verificar na expressão de Adão "...esta sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne!..." a afirmativa de existência de outra criatura que não era qualificada como mulher e que não se podia se submeter a ele pois era independente, estava no mesmo nível de criação, a mesma altura de Adão. Em algumas traduções o texto "esta sim..." aparece como "agora sim, esta ..." o que não parece ser um erro de tradução mas uma evidência da afirmação na narrativa. Vemos também o nome Lilite em outros livros apócrifos [carece de fontes].

Divergência de interpretação

Esta é uma interpretação sobre os fatos narrados no Livro de Gênesis para sustentar a ideia também descrita no alfabeto de Ben-Sira, porém, como podemos observar lendo todo o capítulo 1 e 2, estas afirmações acima não se sustentam. Em Gênesis 1 temos os detalhes da criação do mundo a partir das trevas e das águas (sendo no sexto dia a criação do homem e da mulher) e no capítulo 2 de Gênesis temos uma outra narração partindo da terra. São dois eventos diferentes, sendo que o segundo foi escrito no tempo de Salomão e o primeiro, muito depois, no Exílio da Babilônia.
Observe que o primeiro versículo de Gênesis capítulo 2 simplesmente temos a conclusão dos últimos versículos do capítulo 1 "E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto." - Gênesis 1:31 "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." - Gênesis 2: 1-2.
Devemos lembrar que a divisão dos capítulos da Bíblia só vieram ocorrer muitos anos depois 3 . Não podemos afirmar que os eventos de Gênesis 2 vieram "muito tempo depois" dos ocorridos em Gênesis 1, porém podemos afirmar sim que, a partir de Gênesis 2: versículo 4, temos uma outra narrativa do que ocorreu em Gênesis 1. Na primeira o homem é criado por último, como ápice da criação, enquanto que na segunda o homem é criado em primeiro lugar e tudo é feito para ele: "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente. E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele."
Outra citação que não se sustenta é a que Adão diz "Esta sim, é ossos dos meus ossos...", dando a ideia de "Agora sim, está é minha verdadeira mulher...", pois se observar em todas as traduções (inglês4 , grego5 ou latim6 ) não temos esta expressão "esta sim," ou "agora sim,". Em todas as traduções temos a versão -- "E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos..." -- "The man said, "This is now bone of my bones..." - Gênesis 2: 23
Judit Blair (2009) demonstra que todas as oito criaturas, que são mencionadas, são animais naturais.7
Talvez dada a sua longa associação à noite, surge sem quaisquer precedentes a denominação screech owl, ou seja, como coruja, na famosa tradução inglesa da bíblia, na Versão da Bíblia do Rei James. Ali está escrito, em Isaías 34:14 que … the screech owl also shall rest there (a coruja também deve descansar lá). É preciso salientar, comparativamente, que em uma renomada versão em língua portuguesa da bíblia, traduzida por João Ferreira de Almeida, esta passagem relata que … os animais noturnos ali pousarão, não havendo menção da coruja, como é frequentemente, muito embora erroneamente, citado no Brasil (tratando-se de um claro exemplo da forte influência da cultura anglo-saxãno mundo lusófono atual).


Mas voltando ao filme, Angelina Jolie abre suas asas em novo teaser e cartaz de Malévola

"Eu já tive asas. Elas eram fortes, mas foram roubadas de mim", diz a personagem de Jolie em novo teaser.





Parece que a campanha de marketing do aguradado filme Malévola é toda baseada em um simples conceito: fazer o mundo morrer de medo de Angelina Jolie e fazer você se apaixonar pela ideia que o diabo é lindo e fascinante. A julgar pelos trailers, cartazes e fotos da produção, a ação tem sido bem sucedida, pois tudo que é relacionado ao filme apresenta um tom bem sombrio, mas ao mesmo tempo capaz de causar fascínio.

Quem perdeu suas asas? 

Primeiro, uma explicação básica:
Quem é lúcifer (Satanás)?


Quadro de Mihály Zichy, "Lúcifer". Mostra o banimento de Lúcifer do Céu por Deus.
Um 'Anjo caído é um demónioPE ou demônioPB, do grego δαίμων (o que divide), que na
 tradição judaico-cristão, é um ser intermediário entre o homem e Deus, um anjo que, 
após uma guerra nos céus1 , afastou-se do plano divino, tornando-se voluntariamente um 
espírito do Mal.
Na teologia cristã (católica, ortodoxa e protestante) e o Anjo Caído ou
 Anjo Decaído é um anjo que cobiçando um maior poder, acaba se entregando "
às trevas e ao pecado". O termo "anjo caído"indica que é um anjo que caiu do Paraíso
O Anjo Caído mais famoso é o próprio Lúcifer.
 Os Anjos Caídos são bastante comuns em histórias de conflitos entre o bem e o mal.
Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, 
no meio das pedras afogueadas andavas.
Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.
 
  
Para os cristãos, os demônios são anjos maus que, chefiados por Lúcifer ou Satanás, se rebelaram contra Deus, pecando por orgulho, como se pudessem tornar iguais ao Criador e foram, por isso, condenados e precipitados, para sempre, no inferno. O cristianismo ensina que Deus não criou seres propensos ao mal e nem os condenou ao Inferno, foram eles que usando de seu Livre Arbítrio se rebelaram e condenaram a si próprios. O Credo e a Sagrada Escritura nos ensinam que Deus criou todas as coisas, visíveis e invisíveis. Assim, os primeiros seres que Ele criou foram os puros espíritos, ditos Anjos, dos quais alguns se revoltaram contra o Criador, tornando-se demônios, condenados eternamente . A Escritura e a Tradição afirmam que o Diabo foi primeiro um anjo bom, criado por Deus. Em 1215, o Quarto Concílio de Latrão afirmou: “De fato, o Diabo e os outros demônios foram por Deus criados naturalmente bons; mas eles, por si, é que se fizeram maus”. A Bíblia fala do pecado destes anjos caídos . O ‘’Catecismo da Igreja Católica’’ ensina que “a queda consiste na livre opção destes espíritos criados, que radical e irrevogavelmente recusaram Deus e o seu Reino. Encontramos um reflexo desta rebelião nas palavras do tentador aos nossos primeiros pais: ‘Sereis como Deus’ . O Diabo é ‘pecador desde o princípio’ (1 Jo 3, 8), ‘pai da mentira’ (Jo 8, 44). É o caráter irrevogável da sua opção, e não uma falha da infinita misericórdia de Deus, que faz com que o pecado dos anjos não possa ser perdoado” (CEC art. 392 e 393). São João Damasceno em sua obra “A fé Ortodoxa” (II, 4: PG 94, 877) afirma: “Não há arrependimento para eles depois da queda, tal como não há arrependimento para os homens depois da morte”. Assim, por detrás da opção de desobediência dos nossos primeiros pais, há uma voz sedutora, oposta a Deus (Gn 3, 1-5) a qual, por inveja, os faz cair na morte (cf. Sb 2, 24). A Escritura e a Tradição vêm neste ser um anjo decaído, chamado de satanel (cf. CEC art. 391). Ensina a doutrina que os demônios, sendo inimigos da natureza humana assumida pelo Verbo de Deus, agindo por ódio contra Deus e pela inveja que têm ao gênero humano (cf. Mt 8,16; Ef 6,12; 1 Pd 5, 8), procura induzir o homem ao mal, podendo mesmo, com permissão divina, causar-lhe algum dano ao corpo e aos bens que possui, como aconteceu com Jó.


Em fim, diz -se que, Lúcifer sendo expulso do céu, perdeu sua Glória, (suas asas), não encontrei referência bíblica a respeito, mas, faz sentido. Por isso, penso que, quando a personagem da bruxa representada por Angelina  Jolie, busca de volta suas asas, as quais lhe haviam sido "retiradas", está se referindo a Lúcifer que desde quando "caiu", tem buscado ser de novo, "Glorioso", ser como Deus, este é o propósito dele, custe o que custar, principalmente às custas de inocentes (crianças), seu alvo predileto.
Ultimamente os filmes Hollywoodianos, estão enfatizando muito a imagem de Satanás, especialmente usando figuras públicas muito famosas, reconhecidas no mundo todo. Pior, em filmes ditos infantis, onde a maioria das crianças ainda estão em fase de desenvolvimento mental, manipulando assim a concepção de que Lúcifer nem era tão malvado assim, que coitadinho foi expulso, sem chance de perdão. Por isso a importância de ler a Bíblia e conhecer a verdade sobre Deus e o Diabo. Não podemos deixar que a mídia manipule nossos filhos tão descaradamente, principalmente num assunto tão sério.
Aqui estão mais imagens do filme:

  O corvo, misticamente representa presságio de morte.


Reverências aos ares (onde habitam os "deuses")


 Não vamos permitir isso dentro de nossas casas, vamos?

Alguns dos demônios já estão guardados "sob trevas, em algemas eternas" (Judas 1:6) pelo seu pecado. Outros estão livres para vaguear e são referidos como "os dominadores deste mundo tenebroso.... as forças espirituais do mal, nas regiões celestes" em Efésios 6:12 (cf. Colossenses 2:15). Os demônios ainda seguem a Satanás como seu líder e batalham contra os santos anjos em uma tentativa de frustrar o plano de Deus e atrapalhar o Seu povo (Daniel 10:13).

Os demônios, como seres espirituais, têm a capacidade de tomar posse de um corpo físico. A possessão demoníaca ocorre quando o corpo de uma pessoa é totalmente controlado por um demônio. Isso não pode acontecer com um filho de Deus, uma vez que o Espírito Santo habita no coração do crente em Cristo (1 João 4:4).
 Satanás e seus demônios agora têm o objetivo de destruir a obra de Deus e enganar qualquer pessoa (1 Pedro 5:8, 2 Coríntios 11:14-15). Os demônios são descritos como espíritos do mal (Mateus 10:1), espíritos imundos (Marcos 1:27), espíritos mentirosos (1 Reis 22:23) e os anjos de Satanás (Apocalipse 12:9). Satanás e seus demônios enganam o mundo (2 Coríntios 4:4), promulgam a falsa doutrina(1 Timóteo 4:1), atacam os cristãos (2 Coríntios 12:7, 1 Pedro 5:8) e combatem os santos anjos (Apocalipse 12 :4-9).

Os demônios/anjos caídos são inimigos de Deus, mas são inimigos derrotados. Cristo tem despojado "os principados e as potestades”, e “publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz" (Colossenses 2:15). À medida que nos submetemos a Deus e resistimos ao diabo, não temos nada a temer. "Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo" (1 João 4:4).

 Não podeis beber o cálice do Senhor e o cálice dos demônios; não podeis ser participantes da mesa do Senhor e da mesa dos demônios. 1 Coríntios 10:21
 Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz, faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne. 1 Coríntios 6:16
Paula Jordem

2 comentários:

maiara lalinha disse...

Ok ..porém se judas ñ tivesse entrego a Jesus ..como teria ele morrido por nóis? E quando Jesus afirmou que judas o trairia foi uma auto-hipnose?

Renata Alves Serpa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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